Principal 📚 Sebrae geral Como funcionam os subsídios do Sebrae na prática?

Como funcionam os subsídios do Sebrae na prática?

Última atualização em Nov 25, 2025

Na prática, os subsídios do Sebrae funcionam da seguinte maneira:

  1. Identificação da necessidade: a empresa interessada em receber o subsídio identifica uma necessidade específica de consultoria, instrutoria ou serviço tecnológico e entra em contato com o Sebrae para obter informações sobre as opções disponíveis.

  2. Escolha do prestador de serviço: o Sebrae auxilia a empresa na seleção do prestador de serviço credenciado (consultor, instrutor ou prestador de serviço tecnológico) que melhor atenda às suas necessidades e exigências. Isso pode ocorrer de diversas formas como rodízio, rodízio com escolha do cliente, tomada de preços, tomada de preços com escolha do cliente, escolha livre do cliente e etc.

  3. Contratação do serviço: a empresa e o prestador de serviço estabelecem um contrato formalizando os detalhes do serviço a ser prestado, incluindo escopo, prazos e custos.

  4. Aplicação do subsídio: o Sebrae, após aprovação do projeto, aplica o subsídio ao valor do serviço contratado, reduzindo o custo para a empresa. Esse subsídio pode variar de 40% a 100% do valor total, dependendo do programa e do tipo de serviço. Vale ressaltar que o percentual de subsídio varia conforme o porte da empresa e a natureza do serviço contratado.

  5. Pagamento do prestador de serviço: a empresa paga diretamente ao Sebrae a parte não subsidiada do valor contratado, que corresponde a um % do total. O Sebrae é responsável por repassar 100% do valor ao prestador de serviço, incluindo tanto o valor pago pela empresa quanto o valor referente ao subsídio.

  6. Execução e acompanhamento: o prestador de serviço credenciado executa o trabalho contratado e, ao longo do processo, o Sebrae acompanha e monitora a qualidade e a satisfação da empresa com o serviço prestado.

Dessa forma, os subsídios do Sebrae ajudam a tornar os serviços de consultoria, instrutoria e tecnologia mais acessíveis às micro e pequenas empresas e aumentando a chance de você captar novos projetos.