A Due Diligence de integridade é um processo de investigação e análise que tem como objetivo avaliar o nível de integridade, conformidade e reputação ética de uma empresa, pessoa física ou organização, antes do estabelecimento de relações comerciais, contratuais, societárias ou institucionais.
No contexto do credenciamento, o Sebrae pode, a qualquer momento, solicitar documentos comprobatórios tanto durante o processo de credenciamento quanto para profissionais já credenciados.
O objetivo é identificar possíveis riscos éticos, jurídicos e reputacionais, como fraudes, desvios de conduta e irregularidades que possam comprometer a integridade da relação estabelecida. Após a análise da empresa, é emitido um parecer que indica risco baixo, médio ou alto, podendo gerar as seguintes consequências:
Quando do processo de credenciamento:
-
No caso de parecer apontando risco baixo, o fornecedor candidato será credenciado.
-
No caso de parecer apontando risco médio, o fornecedor candidato será credenciado, contudo, poderá permanecer inativo para contratações para cumprimento das ações mitigatórias previstas no parecer.
-
Candidatos com pareceres de risco alto poderão ser reprovados, conforme parecer de due diligence;
Para os já credenciados: Durante o período de Due Diligence, tanto o candidato, como o fornecedor já credenciado poderão prestar esclarecimentos às informações solicitadas pelo Sebrae.