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O que é o Alinhamento Metodológico ou Repasse

Última atualização em Nov 25, 2025

O Alinhamento Metodológico ou Repasse, oferecido pelo Sebrae, refere-se a um processo de qualificação que garante que os profissionais responsáveis pela prestação de serviços sigam padrões e metodologias estabelecidos pela instituição.

Isso ocorre quando o serviço contratado exige a aplicação de produtos ou soluções específicas do portfólio Sebrae.

Apenas os profissionais que participam e são aprovados no processo de Alinhamento Metodológico podem atuar nesses produtos, assegurando assim que os serviços prestados estejam em conformidade com os objetivos e normas da instituição​.

Na lista de editais você vai encontrar o campo Metodologia com 2 opções, veja a explicação abaixo:

1. Metodologia Facultativa

É quando o consultor não é obrigado a fazer os repasses para ter atendimento. Em editais que tem essa metodologia é possível tanto receber demandas para que o consultor aplique metodologias próprias como as do Sebrae, não sendo obrigatório fazer os repasses.

Importante: Você só irá receber demandas para executar produtos / metodologias Sebrae se tiver feito os repasses que podem estar tanto na Universidade Corporativa como na plataforma especifica do Sebrae / UF que você foi aprovado.

2. Metodologia Obrigatória

Nesse tipo de edital o consultor é obrigado a fazer os repasses e não existe, via de regra, contração para metodologia do próprio consultor.

Atenção: Se você não tem interesse em atuar com as metodologias Sebrae não escolha esse tipo de edital, é o caso de SP e MG apenas.