O credenciamento é o processo de habilitação e qualificação de consultores, instrutores ou empresas para que possam prestar serviços a uma entidade que opera com verbas públicas, como o Sebrae.
Por se tratar de recursos públicos, essas entidades precisam seguir regras específicas de contratação e, por isso, só podem contratar prestadores previamente credenciados — ou seja, que já passaram por um processo formal de avaliação documental e técnica.
Esse credenciamento funciona como um vínculo oficial entre sua empresa e a entidade, permitindo que você seja incluído na base de fornecedores habilitados a atender projetos subsidiados. É a partir dele que o Sebrae ou qualquer outra instituição pública pode convidar sua empresa para novos projetos.
Como os credenciamentos funcionam no Sebrae
Cada Sebrae estadual (Sebrae/UF) publica seus próprios editais de credenciamento, com regras, prazos e programas específicos.
Por exemplo:
-
O Sebrae SP lança editais apenas para o programa SGF;
-
O Sebrae BA tem editais para os programas SGF e Sebraetec;
-
O Sebrae PE oferece editais para os programas SGF, Sebraetec e Mercado.
Assim, cada credenciamento representa uma aprovação em um edital específico de um programa em um determinado estado.
Em outras palavras: 1 credenciamento = 1 aprovação em um programa de um Sebrae estadual.
Como isso se aplica aos planos da Edidesk
Os planos da Edidesk são organizados com base na quantidade de credenciamentos que você deseja conquistar e manter ativos.
Por exemplo: Se você adquire um plano com 3 credenciamentos, poderá escolher ser credenciado no programa SGF em três estados diferentes. Alternativamente, pode optar por ser credenciado em três programas distintos — como SGF, Sebraetec e Mercado — apenas no Sebrae Pernambuco.
Também é possível escolher entre editais Sebrae, Sescoop e de outras entidades. Em todos os casos, a Edidesk cuida de todo o processo de credenciamento, desde a preparação da documentação e o envio das propostas até o acompanhamento das devolutivas e a aprovação final.